Nessa entrevista vamos conhecer um pouco mais sobre o Dr. Arsonval, diretor médico e fundador da Cligen. Dono de uma carreira profissional intensa e vida simples, ele tem na bagagem um período de seis anos atuando na Europa como médico em um laboratório líder em genética, no qual teve a chance de vivenciar uma medicina genética avançada.
No nosso país, prestou consultoria para grandes laboratórios nacionais, como o Instituto Hermes Pardini (atual Grupo Fleury) e passou por instituições prestigiadas como o Hospital das Clínicas da UFMG e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ).
Atualmente é pesquisador do curso de medicina da Universidade Vale do Rio Doce em Minas Gerais e responsável pelo serviço de genética do HIMABA, um dos hospitais infantis de referência no Espírito Santo. Coordena ainda o comitê científico de cardiogenética da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (biênio 2024-25) e é autor e coautor de diversos artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais.
Doutor, fale um pouco sobre você
Sou mineiro, venho de uma família muito trabalhadora e religiosa. Posso dizer que sou uma pessoa criativa e bem humorada, algo que acho ter puxado da minha mãe. Mas tenho também uma personalidade forte, que acredito vir da família do meu pai. Tenho duas irmãs maravilhosas, uma oficial de justiça e outra que é dermatologista. Como todo médico, dedico muito tempo ao trabalho, mas adoro sair onde há música ao vivo, conhecer lugares novos, dedicar tempo a estudar e aprender.
O que é a medicina na sua vida?
O ser humano vê o mundo a partir daquilo que ele próprio é. Então, a medicina é em grande parte a forma como eu vejo o mundo, mas essa visão não é a do tipo remédios ou bactérias (risos). Ser médico geneticista é compreender as etapas da vida, desde a concepção até a morte, saber como se desenvolve a saúde e a doença. Isso nos permite ter insights sobre aquilo que devemos valorizar ou não no dia a dia. Existe um lado existencial nisso que considero especial e foi a medicina que me proporcionou isso. Não considero a medicina tão desgastante como dizem ou somente uma profissão, mas uma forma de ver e viver a vida que me trás extrema satisfação.
Por que escolheu Vitória/ES ao voltar para o Brasil?
Vitória é uma das cidades com melhor qualidade de vida do Brasil. Só isso já justificaria minha escolha. Eu tenho primos aqui, meu tios viveram aqui. O capixaba tem uma cultura empreendedora impressionante e que pouca gente reconhece. O aeroporto de Vitória está a poucos minutos dos grandes centros do sudeste (risos), profissionalmente isso é ótimo, estratégico. Também adoro esportes ao ar livre e por ser uma cidade litorânea, isso favorece. Quando vivi na Espanha, também tive essa oportunidade, de trabalhar e viver de frente ao mar. Eu remo, faço kitesurf, gosto de andar pela praia. Acredito que aqui é um lugar realmente especial para se criar raízes.
Você pode nos falar sobre a importância da genética para a medicina atual?
A genética é uma especialidade particularmente importante para o diagnóstico e prevenção de diversas doenças. Com o avanço da biotecnologia, ela tem permitido desdobramentos para diversas áreas da saúde, identificando causas para doenças antes sem resposta, permitindo novos tratamentos e formas de prevenção.
No câncer, por exemplo, o aconselhamento genético fez uma verdadeira revolução tanto no tratamento quanto na prevenção, mesmo assim, muitas pessoas com câncer ou com casos na família continuam sem uma avaliação com o geneticista. Algumas pessoas têm a idéia de que a genética é algo extremamente moderno e com custos fora de acesso, mas a verdade é que a genética é uma realidade disponível a todos atualmente. Nosso papel é contribuir com condutas e informações que favoreçam tanto os pacientes, como outros médicos em encontrar respostas para os pacientes.
Uma mensagem final para os pacientes.
A Cligen é uma clínica de genética e medicina preventiva onde pretendo oferecer para os pacientes daqui do Brasil tudo o que vivi na Europa de mais avançado na medicina. Com base nessa experiência, selecionei serviços de qualidade que possam fazer a diferença na vida das pessoas. A genética é uma área que frequentemente exige investigação, e que envolve muitas vezes doenças graves; mas acima de tudo uma oportunidade das pessoas se aprofundarem na sua própria saúde em busca dos melhores resultados. Os pacientes nos mostram que cuidar é ter proatividade, escutar e principalmente se importar. Espero estar sempre aberto, ter as bênçãos de Deus durante essa trajetória e continuar ajudando as pessoas.
Segunda a Sexta-feira
das 8h às 19h
Segunda a Sexta-feira
das 8h às 18h