Quando fazer uma avaliação genética no câncer?
Todo câncer é causado por alterações genéticas, mas nem todo câncer é hereditário. Dentro de todo tumor existe uma alteração genética que, na maioria das vezes, ocorre de forma aleatória e está relacionada a fatores ambientais (como o fumo ou estilo de vida, por exemplo).
Por outro lado, cerca de 10-20% dos casos de câncer são hereditários, ou seja, a pessoa tem desde o seu nascimento, uma alteração genética que provoca predisposição aumentada ao desenvolvimento do câncer. Somente através de um mapeamento genético (teste genético) é possível identificar essas causas com precisão, estando a avaliação recomendada qualquer uma das seguintes situações;
- Diagnóstico de câncer na infância ou adolescência.
- Pessoas que têm ou já enfrentaram o câncer, especialmente aquelas diagnosticadas em uma idade mais jovem do que a habitual para aquele tumor (em geral, idade inferior aos 55 anos).
- Casos de câncer na família, seja em apenas um parente próximo ou em diversos membros da família. Nessa última situação, a recomendação é válida tanto para aquelas famílias onde ocorrem um mesmo tipo de câncer (por exemplo, todos familiares com câncer de mama), quanto para aquelas onde existam parentes com tumores em diferentes locais (pai teve câncer de próstata, prima teve câncer de mama, por exemplo).
Clique Aqui para Agendar sua Consulta.
Solicite seu Teste Genético, clicando aqui.
Vantagens de se fazer um aconselhamento genético no câncer.
Vale ressaltar que, atualmente, praticamente todo o câncer é 100% curado se diagnosticado em estágios iniciais. Se a pessoa tem uma predisposição genética a desenvolver um tumor desde o seu nascimento, é importantíssimo que ela tenha conhecimento desta condição. Muitas pessoas dizem “eu não desejo saber”, mas se você é portador de uma alteração genética relacionada ao desenvolvimento do câncer, o melhor é saber e se prevenir!!! Quanto antes for detectado o câncer, maior é a chance de cura.
O risco de câncer depende de qual gene está envolvido, determinando quais exames e terapias preventivas são apropriadas para a detecção precoce de um possível tumor em cada caso. É uma medicina personalizada, focada no risco individual de cada pessoa.
Na maioria das famílias com câncer hereditário, existe um risco de 50% de chance de um familiar ser também portador, daí a importância do rastreamento genético familiar e detecção precoce de parentes em risco.
O teste genético no câncer.
Na Cligen oferecemos exames genéticos para todos os tipos de câncer hereditários. Nosso portfólio é completo e inclui exames para investigar o seguintes tipos de câncer:
- Câncer Colorretal (Intestino) Hereditário.
- Câncer Gástrico.
- Câncer Hepático e colangiocarcinomas.
- Câncer de Mama e Ovário Hereditário.
- Câncer de Pulmão.
- Câncer de Pâncreas.
- Câncer de Próstata.
- Câncer de Tireóide.
- Gliomas, astrocitomas e tumores do sistema nervoso.
- Melanoma e Câncer de Pele.
- Leucemias.
- Sarcomas.
- Tumores renais e do trato urinário.
Além da investigação de tumores raros como feocromocitoma e paraganglioma, neoplasias endócrinas, neurofibromatose e esclerose tuberosa, retinoblastoma, a síndrome de Cowden, a síndrome de Li-Fraumeni, síndrome de Lynch, a síndrome de Von-Hippel-Lindau, entre outros.
Se você optar por fazer o exame, você fará esse exame através de uma amostra de saliva (coletada através de um cotonete – swab bucal).
- Caso você tenha em mãos o pedido de exame genético, basta entrar em contato que lhe responderemos e seu teste será realizado com segurança e confidencialidade.
- Se você tem um encaminhamento do seu médico ou preferir realizar uma consulta de aconselhamento genético, mesmo sem o encaminhamento, vamos fazer o agendamento da sua consulta. A consulta pode ser feita na nossa clínica ou por telemedicina (online). O teste genético pode ser indicado, mas não é obrigatório. Na consulta esclarecemos todos os pontos, explicamos os resultados e as implicações do teste para você e sua família, assim como quais medidas podem ser tomadas para prevenção e tratamento.
O que levar no dia da consulta?
Quanto mais informações você tiver sobre seu histórico de câncer melhor. Caso você tenha ou já tenha tido câncer, traga na consulta seus exames, principalmente a biópsia, anatomopatológico e a imunohistoquímica. Em caso de consulta online, também será possível enviar estes documentos no momento da consulta (tenha a parte com os resultados dos exames digitalizado – uma foto do celular já é suficiente).
Se alguém da sua família já fez um exame genético, por favor traga o laudo com o resultado do teste genético realizado.
Em caso de história familiar positiva para câncer, procure saber quem na sua família foi diagnosticado com câncer, onde era o tumor, e quantos anos eles tinham quando foram diagnosticados. Uma boa conversa com algum parente mais informado, pode útil nesse momento para coletar as informações.
Se você conhece alguém que está enfrentando ou já enfrentou a luta contra o câncer, ou alguém que é preocupado com casos de câncer na família, compartilhe esse artigo com a pessoa. Você pode estar salvando a vida de uma pessoa!
LEIA TAMBÉM – POST RELACIONADOS: