/
/
Síndrome de Marfan

Cardiogenética

Síndrome de Marfan

O multicampeão Michael Phelps da natação é um exemplo de pessoa com suspeita da Síndrome de Marfan. Foto: Mark J Terrill/AP - The Guardian

É comum pessoas com alta estatura e habitus marfanóide serem encaminhadas para meu consultório devido à suspeita da síndrome de Marfan. Essa é uma síndrome genética que embora rara, é de certa forma conhecida entre os médicos, especialmente cardiologistas, oftalmologistas e ortopedistas.

 

A síndrome de Marfan é uma doença hereditária causada por alterações no gene que codifica a fibrilina-1 (FBN1), um componente estrutural importante da matriz extracelular do tecido conjuntivo. A síndrome afeta múltiplos sistemas, incluindo o cardiovascular, ocular e esquelético, sendo caracterizada por aneurismas e dissecções da aorta torácica, luxação do cristalino ocular (ectopia lentis) e anormalidades esqueléticas, como a escoliose. Em nossa clínica acompanhamos pacientes de todas as idades, dentre os quais a maioria é diagnosticada em idades pré-puberal e adolescência – faixa etária na qual os sinais e sintomas se tornam mais evidentes.

 

Esses pacientes manifestam como característica o habitus marfanóide, que é um conjunto de características físicas observadas em pessoas altas (longilíneos), com os braços e dedos das mãos longos, dando ao paciente um aspecto típico. O habitus marfanóide é descrito em várias outras condições genéticas, como a síndrome de Ehlers-Danlos, a aracnodactilia contratural congênita, o fenótipo MASS e a síndrome de Lujan-Fryns, entre outras, e ressalto, também observado em pessoas normais – não afetadas por nenhum distúrbio genético.

 

A confirmação ou exclusão de um causa genética é importantíssima para a saúde do paciente, pois as complicações, por exemplo, cardiovasculares e oculares da síndrome de Marfan exigem monitorização e tratamento específicos. O mesmo ocorre para as essas condições genéticas que se assemelham a síndrome de Marfan.

 

O diagnóstico preciso pode ser obtido em uma simples consulta clínica, através da avaliação física detalhada, exames complementares e histórico familiar de saúde. Em alguns casos o teste genético pode ser precioso para definir o diagnóstico e estratificação de risco assertiva.

 

Na Cligen você pode encontrar os exames para sequenciamento genético da síndrome de Marfan e realizar suas consultas em um único ambiente. Muitos dos nossos pacientes são consultados por telemedicina com o teste genético sendo realizado na casa do paciente de forma simples e segura, uma avaliação que flui muito bem. Se você tem interesse em saber mais sobre essa síndrome, é uma grande satisfação poder orientar os pacientes e familiares. Clique aqui para obter mais informações de como agendar sua consulta.

 

LEIA TAMBÉM – LINKS RELACIONADOS:

O que é uma Síndrome Genética?

 

Compartilhar:

Categorias

Leia mais

A vacinação para pessoas com 60 anos ou mais passou por grandes avanços nos últimos anos. Neste artigo você vai encontrar informações essenciais para compreender melhor sobre cada uma destas vacinas. Na Cligen |
Os testes genéticos preditivos são ferramentas utilizadas para avaliar a probabilidade de um indivíduo desenvolver uma determinada doença no futuro, com base em suas informações genéticas. Esses testes são particularmente relevantes em contextos de